Principais tendências de SEO para 2023:

Em 2023, a otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) continua a ser uma das estratégias de marketing digital mais eficazes disponíveis para as empresas. 61% dos profissionais de marketing B2B, afirmam que SEO tráfego orgânico geram mais leads do que qualquer outra iniciativa de marketing, e 70% dizem que SEO gera mais vendas do que marketing de pagamento por clique.

especialista em seo 2023

Criar conteúdo de alta qualidade, melhorar os sinais EAT do seu site (experiência, autoridade e confiança) e focar em tempos de carregamento rápidos sempre será essencial para aparecer nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Dito isso, novas tendências surgem constantemente à medida que o mercado muda e o Google atualiza seu algoritmo.

Para manter seu site competitivo, você precisa se manter atualizado sobre as últimas tendências e previsões de SEO. A leitura deste artigo é um ótimo começo, mas se você precisar de ajuda para navegar no complexo mundo do marketing digital, a contratação de uma agência profissional de SEO fornecerá informações especializadas para otimizar seu site.

Agora, vamos dar uma olhada nas tendências de SEO mais importantes para 2023.

As 7 principais tendências de SEO para 2023

  1. Indexação que prioriza dispositivos móveis
  2. Otimização para pesquisa por voz
  3. Trechos em destaque
  4. Conheça o seu usuário.
  5. TikTok SEO veio para ficar.
  6. A evolução das compras online
  7. Marketing de vídeo

1. Indexação que prioriza dispositivos móveis

No topo da lista das tendências de SEO para 2023 está a importância da versão móvel do seu site. A indexação mobile-first significa que o Google agora rastreia predominantemente a versão mobile de sites para indexação e classificação.

Embora isso já exista há alguns anos e alguns possam agora considerá-lo parte da vida, e não um tópico importante, a realidade é que, em 2023, se você não estiver colocando tanto ou mais foco na versão móvel de seu site, sua estratégia de SEO terá um desempenho inferior.

Com cerca de 60% das pesquisas do Google provenientes de dispositivos móveis, é mais importante do que nunca ter um site otimizado para visualização em celulares e tablets. Aqui estão algumas dicas para melhorar a versão móvel do seu site:

  • Certifique-se de que a versão móvel carregue rapidamente
  • Certifique-se de que o conteúdo seja o mesmo em todas as versões
  • Verifique o posicionamento dos anúncios
  • Certifique-se de que as imagens e os vídeos sejam de alta qualidade , formatados corretamente e tenham os mesmos dados estruturados, títulos, legendas e texto da versão para computador.

2. Otimização para pesquisa por voz

Em 2019, um estudo descobriu que 21% dos entrevistados usavam pesquisa por voz semanalmente. Esse número tem aumentado constantemente ao longo dos anos, uma tendência que deve continuar até 2023.

O Google reconheceu a importância desse crescimento. Eles anunciaram recentemente o lançamento do LaMDA e do MUM , dois modelos de inteligência artificial projetados para melhorar a compreensão da linguagem falada e consultas de som natural e de formato longo.

Para acompanhar o fenômeno da pesquisa por voz, sua estratégia de marketing de conteúdo deve incluir um foco na otimização para esse estilo de pesquisa conversacional. Otimize para pesquisas por voz segmentando seu conteúdo de maneira mais refinada. Isso inclui:

  • Usar frases mais comuns em linguagens naturais, como incluir perguntas em títulos ou focar em palavras-chave de cauda longa.
  • Fornecer respostas curtas a perguntas relacionadas a palavras-chave.
  • Considerando o vernáculo local.

3. Trechos em destaque

Com o aumento dos snippets em destaque, ser o resultado número 1 no Google não é mais o padrão ouro para SEO.

Você não pode perder os snippets em destaque do Google – as respostas rápidas e as perguntas frequentes que aparecem antes de qualquer resultado de pesquisa. Eles são a primeira coisa que os usuários veem, geram o maior envolvimento do usuário e respondem por mais de 40% das respostas às pesquisas por voz.

Os trechos em destaque não vão a lugar nenhum, por isso é importante entender como colocá-los em uso.

  • Pense cuidadosamente sobre a pergunta que você está tentando responder
  • Use o preenchimento automático do Google ou “as pessoas também procuram” para ajudar a pensar em palavras-chave relevantes para segmentar.
  • Verifique se você tem os dados estruturados corretos para aparecer nos resultados da pesquisa;

Dados estruturados são informações sobre páginas da web que foram marcadas usando códigos legíveis por máquina chamados RDFa, Microdata, JSON-LD etc. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o que cada página contém e como elas se relacionam umas com as outras. A melhor maneira de usar dados estruturados é adicioná-los ao código do seu site. Os dados estruturados são importantes para os mecanismos de pesquisa porque eles precisam entender quais informações estão disponíveis sobre o seu site. Se você não fornecer o tipo certo de informação, eles não conseguirão indexar seu site adequadamente. Isso significa que, quando alguém pesquisar algo no Google, encontrará sua empresa em vez de outra empresa que possa oferecer produtos ou serviços semelhantes.

4. Conheça o seu usuário.

Há muito tempo, os profissionais de marketing estão obcecados em saber o máximo possível sobre seus clientes. À medida que entramos em 2023, entender a intenção do usuário e priorizar a experiência do usuário é fundamental para um especialista em seo .

O QUE É A INTENÇÃO DO USUÁRIO?

A intenção do usuário é o objetivo que um pesquisador tem para uma consulta específica. Assim, por exemplo, uma pessoa pode pesquisar um local próximo, um tópico sobre o qual deseja saber mais ou um produto que gostaria de comprar.

O QUE É A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO?

A experiência do usuário é sobre o que seu público pensa e sente. Qual é a experiência deles com o seu site? Seu aplicativo? Sua marca como um todo? Otimizar o tempo de velocidade da página da web é crucial, e os designers devem sempre codificar com o usuário final em mente.

A intenção e a experiência do usuário devem ser incorporadas à estrutura das estratégias de marketing na Internet desde o primeiro dia. Eles estão interligados porque trabalham para o mesmo objetivo: atender a necessidade do usuário ou, como alguns podem dizer, resolver o problema do usuário.

5. TikTok SEO veio para ficar.

especialista em seo tiktok 2023

O TikTok é um aplicativo móvel que permite aos usuários fazer videoclipes curtos de 15 segundos. Em 2019, o TikTok ultrapassou o Instagram como o aplicativo número 1 do mundo para compartilhamento de fotos e vídeos. De acordo com um estudo recente, em 2021, o TikTok tinha aproximadamente 656 milhões de usuários globais. Esse número foi projetado para aumentar cerca de 15% ano a ano, atingindo 755 milhões de usuários em 2022.

Com mais de 60% dos usuários do TikTok sendo da Geração Z, os usuários mais jovens agora estão recorrendo ao TikTok em vez do Google para fins de descoberta. Com tanta atenção voltada para o TikTok, faz sentido que os profissionais de marketing também estejam prestando atenção. E com a abordagem certa, você pode aproveitar todo o hype em torno do TikTok para aumentar seu tráfego de pesquisa orgânica e direcionar leads para seu site.

6. A evolução das compras online

Uma mulher comprando algo em seu laptop, uma tendência de SEO para 2023 que provavelmente
As pessoas adoram fazer compras online. Isso não é novidade, mas algumas inovações importantes mudarão a forma como as pessoas compram online.

O Google está trabalhando em maneiras de melhorar a experiência de compra, tentando se tornar o intermediário entre o comprador e o comerciante. Algumas das medidas tomadas foram a eliminação das taxas de comissão , tornando-o gratuito para os vendedores e expandindo sua parceria com a Shopify.

Depois, há o Shopping Graph , um modelo de IA desenvolvido pelo Google para ajudar os compradores a encontrar os produtos que procuram, considerando informações como:

Preço – Avaliações – Local na rede Internet – Inventário – Vídeos.

Por fim, os usuários agora podem pesquisar produtos usando a tecnologia de pesquisa de imagens que permite pesquisar itens encontrados em capturas de tela por meio do Google Lens.

Tudo isso destaca a importância crescente para as empresas de comércio eletrônico de incluir listas de produtos ricas em palavras-chave, bem como legendas e títulos de texto relevantes nas imagens apresentadas em seu site.

7. Marketing de vídeo

Por último, mas não menos importante, em nossa lista está o poder do marketing de vídeo . Os vídeos sempre foram uma estratégia de SEO eficaz. Você tem 53 vezes mais chances de chegar à primeira página do Google se incluir um vídeo em seu site, e os clientes têm 10 vezes mais chances de interagir com um vídeo do que com um bloco de texto.

Hoje, tudo isso é mais relevante do que nunca com a imensa popularidade de plataformas de vídeos curtos como TikTok e Instagram Reels, Shorts do Youtube. Há muito a ganhar ao incluir o marketing de vídeo como parte de sua estratégia de SEO.

Relevante para isso é a revelação de dois novos recursos do Google para ajudar os usuários a encontrar informações por meio de vídeos: marcação de clipe e marcação de busca .

Essas marcações ajudam a apontar os usuários para carimbos de data/hora em seu vídeo que contêm informações relevantes e ajudam o Google a entender como seu URL funciona. Aproveite ao máximo essas marcações incluindo descrições detalhadas e palavras-chave relevantes.

Acompanhe as tendências de SEO em 2023 e além
Esta lista de previsões de SEO para 2023 ajudará você a manter seu site atualizado com o algoritmo do Google em constante evolução. A maioria dessas dicas são estratégias de SEO-Onpage , mas também há mais a aprender para melhorar seu SEO-Offpage .

Para muitas empresas, a melhor maneira de acompanhar as últimas tendências de SEO é buscar a ajuda de um especialista em SEO, como Abrantes SEO .

O SEO é apenas uma parte de uma estratégia de marketing digital eficaz , e Abrantes SEO pode ajudá-lo a melhorar o SEO da sua empresa, gerenciar a reputação da sua empresa e muito mais. Entre em contato com a Abrantes SEO e descubra como podemos ajudá-lo a crescer.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×